Newsletter:
Lupa - Luis Pavão lda.
Lupa.com.pt
Conteúdos > Coleção > Álbuns de fotografias

Os álbuns constituem um universo particular. Aqui as fotografias complementam-se mutuamente estabelecendo inter-relações que as enriquecem, não só individualmente como no conjunto. A existência de eventuais legendas, notas acrescentadas à mão, recortes de jornais e outro tipo de anotações ajudam a compreender o todo.

Um álbum é no fundo um livro destinado a mostrar fotografias. No início os álbuns eram realizadas pelo próprio fotógrafo ou comprados como um livro em branco a um encadernador. As provas fotográficas eram presas às páginas pelos cantos, pelas arestas ou coladas na sua totalidade. 

No final da década de 1850, apareceram os álbuns com zonas de encaixe para ferrótipos e provas fotográficas com o formato carte de visite. Quando o formato cabinet se tornou popular, no início dos anos 1870, os álbuns passaram a acomodar ambos os formatos. Os mais pequenos álbuns fabricados foram projetados para exibir gen tintypes em miniatura. A variedade decorativa destes álbuns é aparentemente ilimitada: revestimentos, decorações elaboradas, expositores e caixas de música, são exemplos do que se pode encontrar.

Com o passar do tempo os álbuns foram-se tornando mais simples até ao aparecimento dos álbuns digitais em que houve uma fusão entre a decoração e as imagens fotográficas.

Ler mais

Em tempos muito acarinhados, noutros momentos desprezados e esquecidos, os álbuns de fotografia de família revelam-se agora objetos de estudo, para investigadores, antropólogos, sociólogos e historiadores, que olham para eles com outro saber e outra perspetiva.

Como os podemos definir? São conjuntos de fotografias, reunidos e preservados por famílias, para registo da sua identidade, dos seus parentescos, das suas propriedades, das suas atividade e momentos de lazer. Podem constituir verdadeiros inventários dos membros de uma família, ao longo de muitos anos. Para além das imagens é importante reparar na sequência em que estão dispostas, na relação entre as fotografias da mesma página e também nas legendas e inscrições, que muitas vezes ostentam e nos ajudam a identificar e relacionar os desconhecidos e parentes afastados.

Ler mais

Ler mais

Ler mais

Ler mais