
Em tempos muito acarinhados, noutros momentos desprezados e esquecidos, os álbuns de fotografia de família revelam-se agora objetos de estudo, para investigadores, antropólogos, sociólogos e historiadores, que olham para eles com outro saber e outra perspetiva.
Como os podemos definir? São conjuntos de fotografias, reunidos e preservados por famílias, para registo da sua identidade, dos seus parentescos, das suas propriedades, das suas atividade e momentos de lazer. Podem constituir verdadeiros inventários dos membros de uma família, ao longo de muitos anos. Para além das imagens é importante reparar na sequência em que estão dispostas, na relação entre as fotografias da mesma página e também nas legendas e inscrições, que muitas vezes ostentam e nos ajudam a identificar e relacionar os desconhecidos e parentes afastados.
Através das fotografias temos uma ideia da evolução das gerações, dos filhos de cada casal, dos momentos altos, como os casamentos, os nascimentos, as viagens, as festas e reuniões de famílias, os dias santos e as comemorações. Raramente apresentam momentos infelizes, mortes, separações, conflitos. São objetos de afeto, montados e construídos com carinhos imensos, que se exibem na sala, se mostram com orgulho, revistos e folheados inúmeras vezes, são companhia de serões e motivo de conversa, de apresentação a amigos e familiares distantes, que nos visitam. Estes álbuns foram prática corrente de famílias da aristocracia e das classes media e alta urbana.
Fisicamente podem tomar muitas formas. Temos os álbuns comerciais, que se adquirem na papelaria da esquina com a palavra “Fotografias” na capa, e páginas em branco prontas a receber pequenas provas; temos os encadernados em luxuosas capas, marmoreadas com ferrolhos, fechos e armações; outros são simples cadernos de escola onde se colam fotografias e se escrevem por baixo nomes, datas e acontecimentos. Os álbuns de família podem ser cuidadosamente legendados, cada membro da família é apresentado com se fosse uma autoridade. Os álbuns de família podem cobrir longos períodos de tempo apresentando bisavós, avós, netos e bisnetos.