Newsletter:
Lupa - Luis Pavão lda.
Lupa.com.pt
FORMAÇÃO
Plano de Ações de Formação para o ano de 2020

1. Preservação de coleções de fotografia - 15 e 16 de Outubro;

2. Introdução aos processos fotográficos - 28 de setembro a 2 de Outubro;

3. Conservação e restauro de fotografia - 19 a 23 de Outubro;

4. Digitalização de fotografia, documentos e livros - 4, 5 e 6 de Novembro;


1. Preservação de coleções de fotografia

Trata-se de uma ação de formação de iniciação à preservação e conservação de fotografia, destinada a técnicos profissionais, estudantes e outros interessados nas áreas de arquivo, conservação, restauro, museologia, fotografia e ainda colecionadores de fotografia e fotógrafos. Aberto a todos, não requer conhecimentos prévios de fotografia.

2. Introdução aos processos fotográficos

Publico alvo: estudiosos da fotografia, fotógrafos, coleccionadores, curadores, conservadores e arquivistas de instituições que tem coleções de fotografia. Objectivos: compreender os processos fotográficos mais usados no século XIX e XX através da sua realização prática. Aprender a identificar os diversos processos e impressão usados em fotografia. Prática de identificação, observação da superfície com diversos tipos de luz, com lupa e microscópio. Enquadramento histórico dos vários processos e construção de linha do tempo da tecnologia fotográfica. Apresentação dos cuidados de conservação genéricos e específicos para cada processo e embalagens de conservação recomendadas.

3. Conservação e restauro de fotografia

Acção de formação avançada, destinada a profissionais com experiência na área de conservação de fotografia, técnicos de conservação com experiência em fotografia e estudantes de conservação e restauro.

4. Digitalização de fotografia e documentação impressa

Acção de formação destinada a técnicos de imagem, colaboradores de projetos de digitalização e estudantes de fotografia. Formação em digitalização de documentos de arquivo e biblioteca, incluindo fotografia (negativos e provas, cor e preto e branco) e outros originais planos. A componente teórica refere a teoria da imagem digital, definição de parâmetros da imagem, calibração de monitor, programas e miras técnicas, utilização do cartão cinzento. A parte prática será constituída por exercícios de digitalização de originais de vários tipos em diversos equipamentos da LUPA. Planeamento e preparação de um projecto de digitalização de fotografia. Parâmetros na avaliação da qualidade da imagem digital.

 Ações de formação em 2020

Se não consegue ver o PDF, descarregue aqui o Acrobat Reader

< voltar
Facebook LUPA
banco img
Portfólio Luis Pavão
banco img
Vídeos
banco img