Newsletter:
Lupa - Luis Pavão lda.
Lupa.com.pt
Arquivo > 2016

A LUPA tem estado a colaborar, desde setembro de 2016, com o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís, no restauro de fotografias do Arquivo da Escritora.

Ler mais

O retoque de fotografia é cada vez mais praticado nos dias de hoje. Nunca os modelos tiveram uma pele tão perfeita, os dentes tão brancos e regulares, e as formas tão adelgaçadas. Não é preciso ser um perito para melhorar a aparência de um retrato no photoshop.

Ler mais

A LUPA realizou este mês de outubro uma ação de formação em conservação de coleções de fotografia, para a equipa de jovens conservadores do Arquivo Regional da Madeira, especializados em conservação de documentos gráficos.

Ler mais

No início de outubro, a LUPA realizou uma ação de formação no Centro de Restauro de Bens Móveis da Catalunha na área da Conservação e Restauro da Fotografia para um grupo de 15 alunos provenientes de diversos arquivos,  bibliotecas e museus da Catalunha.  Nesta formação com uma componente teórica e essencialmente prática, foram explicados os tratamentos que realizamos habitualmente com fotografias, tanto a negativos em vidro e em película como a provas fotográficas.

Ler mais

A Lupa esteve presente na 8ª edição do festival TODOS, Caminhada de Culturas, que decorreu em Lisboa na Colina de Santana e Campo dos Mártires da Pátria entre os dias 8 e 11 de setembro. A LUPA produziu a Exposição Retratos de Famílias de Luís Pavão.

Ler mais

Inaugurou a 15 de julho, na galeria 8 do Chiado, em Lisboa a exposição de Jorge Molder, “Anatomia e Boxe”. Expostas pela primeira vez em Lisboa, são ampliações de grande de formato, impressão em gelatina e prata, executadas pelo autor, na década de 1990.

Este trabalho pertence ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas e faz parte da coleção de António Cachola. Estas provas foram alvo de tratamento de conservação, visando a planificação da ondulação acentuada presente em muitas das provas devido à prolongada exposição em ambientes húmidos, em particular durante uma deslocação das mesmas aos Açores.

Ler mais

Apresentamos algumas imagens da coleção de fotografia Senne et Marne. Este lote foi adquirido em 2009, numa leiloeira da Rua do Alecrim em Lisboa.

É um trabalho de um amador desconhecido, realizado numa zona campestre de França. São dois conjuntos de placas estereoscópicas, positivos e negativos em vidro, datados da década de 1930, proveniente da zona da Picardia a norte de Paris.

Ler mais

Recebemos no estúdio LUPA o grupo de alunas da licenciatura em Dança, da Faculdade de Motricidade Humana  e alguns professores para retratos de grupo e individuais, muito sugestivos, que aqui mostramos.

Ler mais

O novo projeto em curso na LUPA, digitalização de negativos do Fundo Casa Havanesa, do Arquivo Fotográfico Municipal da Figueira da Foz está a trazer algumas inovações, que são  interessantes de relatar. São negativos em gelatina e prata, suportes de acetato de celulose e nitrato de celulose, com 60 a 70 anos de idade, em geral bem preservados.

Ler mais

Outro retrato de grupo, desta vez da equipa do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, foi esta semana produzido na LUPA.

Ler mais

Recebemos no passado dia 12 de Abril os 25 colaboradores do Museu Nacional do Traje para o tradicional retrato de grupo.

Ler mais

A LUPA veio a reunir ao longo de 20 anos, uma coleção de daguerreótipos históricos, produzidos nas décadas de 1840 e 1850, com origem nos Estados Unidos e na Europa.
Reunida com fins didáticos e para estudo do processo, a coleção é apresentada na página da LUPA para deleite dos nossos leitores.
São cerca de 30 objetos, placas de cobre prateada com imagem em mercúrio e ouro,  em estojo, que constituem um enorme prazer contemplar.

Ler mais
Portefólio
banco img
Facebook
banco img
Formação
banco img
Vídeos
banco img