Lupa - Luis Pavão lda.
Lupa.com.pt
ARQUIVO > 2018

Coleção de Fotografia do Município de Portel

A coleção de fotografias do Município de Portel é composta por 405 negativos em vidro 9x12 cm, 216 negativos em vidro 13x18 e 46 negativos em chapa de vidro redonda com cerca de 9cm de diâmetro com 6 imagens de pequena dimensão também redondas impressas em cada uma. 
Os diferentes formatos da coleção levam-nos a pensar que foram usadas câmaras fotográficas diferentes.

Olhando as imagens com atenção vemos que muitas fotografias são tiradas na Quinta do Carmo, Convento de Nª Sra. das Relíquias, situado na Vidigueira e que as pessoas que aparecem nas imagens são as mesmas e pertencentes à mesma família.

Vemos o passar do tempo nas imagens, vendo as crianças tornarem-se adultos, casarem e aparecerem com os seus filhos. Sabemos que o Convento de nossa Sra. das Relíquias do Carmo foi comprado em hasta pública em 1841, pela família Gil Borja de Macedo e Menezes, que a tornou sua residência, percebe-se que as fotografias são tiradas por uma ou mais do que uma pessoa da família.

Temos um conjunto de imagens do campo, de máquinas agrícolas, de homens no trabalho, de passeios a cavalo, e de automóvel; outras de Portel, durante a festa, o grupo da banda filarmónica, a procissão, a largada de touros nas ruas e imagens de Nª Senhora do Carmo.

 Coleção de Fotografia do Município de Portel

Se não consegue ver o PDF, descarregue aqui o Acrobat Reader

< voltar
Facebook LUPA
banco img
Portfólio Luis Pavão
banco img
Vídeos
banco img