Lupa - Luis Pavão lda.
Lupa.com.pt
Conteúdos > Preservação > Controle ambiental

Poluição e poeiras

A poluição é uma fonte de acidificação dos materiais (papel e plástico), de oxidação da prata (amarelece a imagem a preto e branco) e de destruição dos corantes das fotografias a cor. Bastam ínfimas quantidades de poluentes para a sua ação se dar. Para evitar os gases poluentes na sala de arquivo há que impedir a entrada dos poluentes atmosféricos e banir os materiais de arquivo instáveis. 

Para impedir a entrada de poluentes atmosféricos há que filtrar o ar novo, que entra do exterior e há que manter a sala isolada (no mínimo manter a janelas e portas fechadas). Um sistema de filtros nas condutas de ar condicionado permite reduzir bastante o nível dos gases mais prejudiciais como o ozono, o dióxido de azoto, os peróxidos e compostos de enxofre. Existem filtros de carvão ativado e filtros de água para estes fins. Um conjunto de filtros de poeiras é igualmente desejável para evitar pó e riscos nas fotografias e evitar a necessidade de limpezas frequentes.

Podem existir fontes de poluição na própria sala de arquivo, nas fotografias e nos materiais das embalagens. Algumas espécies fotográficas são instáveis (as películas em nitrato e acetato de celulose) decompõem-se e libertam gases ácidos e oxidantes. Poderemos criar um sistema de renovação periódica do ar na sala de arquivo que retire estes vapores e minimize os poluentes.

Deve-se também fazer um plano de duplicação ou de conversão para o formato digital, que permita substituir gradualmente as fotografias em suportes instáveis por outros suportes, adequados à conservação - suporte de poliéster. Os materiais de arquivo incorretos (os papéis e cartões de má qualidade, a madeira e alguns plásticos) libertam vapores prejudiciais às espécies fotográficas, como os peróxidos e o dióxido de azoto e danificam as espécies na sua vizinhança. Assim devem evitar-se os materiais prejudiciais referidos e escolher cuidadosamente os materiais das embalagens. Opte por materiais específicos para a conservação de fotografia.

< voltar