Desde fevereiro de 2024 que a LUPA se encontra a realizar um grande projeto de conservação e digitalização de negativos do Arquivo Regional e Biblioteca da Madeira. Este projeto resultou de um concurso público ao abrigo de fundos europeus PRR, e envolve duas vertentes, a conservação das espécies fotográficas e a digitalização, teve início em fevereiro de 2024 e será concluído em junho de 2025.
Já se encontram disponíveis as datas das formações Lupa a realizar em 2025.
1 - Iniciação à fotografia digital - 16 e 17 de junho
2 - Preservação de coleções de fotografia – 2 e 3 de outubro ❌ ESGOTADO
3 - Identificação de processos fotográficos – 8 a 10 de outubro
4 - Conservação, restauro e digitalização de negativos – 3 a 7 de novembro ❌ ESGOTADO
Ler maisA LUPA está a realizar o pré-processamento e tratamento do espólio fotográfico Helena Almeida na Biblioteca de Arte da Fundação Gulbenkian
O espólio fotográfico de Helena Almeida (1934-2018), doado à Fundação Calouste Gulbenkian e integrado nas coleções da Biblioteca de Arte, é composto por negativos, provas de contacto, provas dos trabalhos produzidos pela autora, documentação fotográfica das exposições, portfólios e protótipos de livros e catálogos.
É um interessantíssimo conjunto para o estudo da sua obra e para compreender a sua forma de trabalhar, não só enquanto artista, mas também enquanto fotógrafa. O seu trabalho é objeto de grande interesse pela comunidade artística e académica e requisitado para integrar eventos em galerias e museus de todo o mundo.
De janeiro a maio de 2024, decorreu na LUPA o tratamento de parte do espólio de Alexandre Herculano pertencente à Câmara Municipal de Santarém.
Alexandre Herculano (1810-1877) foi um escritor, historiador, jornalista e poeta português da era do romantismo, com uma importante obra literária, foi o primeiro historiador moderno português, e a sua obra História de Portugal, em vários volumes, continua a ser uma referência nos nossos dias.
Ler maisJá está disponível para venda a fotografia de Luis Pavão da famosa taberna na Rua de São Mamede, que apresenta o Grupo de Clientes da taberna da Rua de São Mamede, 35A, em Lisboa, de 1981, que aqui reproduzimos.
Ler maisA Lupa tem para venda alguns exemplares do livro de fotografia Lisboa Frágil, relativo à exposição de Luis Pavão no Museu de Lisboa, terminada no dia 7 de abril de 2024.
Esta publicação com fotografias de Luis Pavão e textos de Nuno Faria, da Editora Sistema Solar - Documenta, contém 302 fotografias a preto e branco, com imagens de Lisboa de outros tempos, maioritáriamente da década de 1980, mas que abrange um período que vai de 1971 até 2009.
Apresenta-nos uma cidade que desapareceu, foi frágil porque sucumbiu à pressão do dinheiro, da industria, do turismo e à pressão imobiliária, que afastou os Lisboetas populares do centro da sua cidade, obrigando-os a fixarem-se na periferia.
No dia 14 de novembro assinala-se o Dia Nacional para a Igualdade Salarial. Em Portugal, as mulheres ainda ganham, em média, menos 13,2% do que os homens. Se considerarmos, também, os prémios e subsídios regulares, a diferença sobre para os 16%.
Ler mais