A LUPA está a realizar o pré-processamento e tratamento do espólio fotográfico Helena Almeida na Biblioteca de Arte da Fundação Gulbenkian
O espólio fotográfico de Helena Almeida (1934-2018), doado à Fundação Calouste Gulbenkian e integrado nas coleções da Biblioteca de Arte, é composto por negativos, provas de contacto, provas dos trabalhos produzidos pela autora, documentação fotográfica das exposições, portfólios e protótipos de livros e catálogos.
É um interessantíssimo conjunto para o estudo da sua obra e para compreender a sua forma de trabalhar, não só enquanto artista, mas também enquanto fotógrafa. O seu trabalho é objeto de grande interesse pela comunidade artística e académica e requisitado para integrar eventos em galerias e museus de todo o mundo.
De janeiro a maio de 2024, decorreu na LUPA o tratamento de parte do espólio de Alexandre Herculano pertencente à Câmara Municipal de Santarém.
Alexandre Herculano (1810-1877) foi um escritor, historiador, jornalista e poeta português da era do romantismo, com uma importante obra literária, foi o primeiro historiador moderno português, e a sua obra História de Portugal, em vários volumes, continua a ser uma referência nos nossos dias.
Ler maisA Câmara Municipal de Aveiro assinalou a Semana Internacional dos Arquivos com a realização de várias atividades de promoção dos arquivos e do Arquivo Municipal. Estas ações integram a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
No dia 8 de junho teve lugar, no ATLAS Aveiro, a Oficina “Como conservar Material Fotográfico”, uma oficina de Conservação de fotografia, provas fotográficas do século XX, realizada pela LUPA.
No âmbito do Programa de Formação em Conservação do Património Fotográfico do México, edição 2024, Luís Pavão irá realizar uma série de conferências no México, sobre conservação de fotografia em Portugal e a experiência da LUPA. Será uma digressão a decorrer em diversas cidades do México e Guatemala.
Esta digressão é apoiada pela Embaixada Portuguesa na cidade do México e conta com a colaboração de Fernando Osório, conhecido conservador de coleções de fotografia e cinema do México.
Continua em exibição no Museu de Lisboa, Campo Grande, a exposição Lisboa Frágil, fotografias de Luís Pavão.
A inauguração foi no dia 1 de fevereiro de 2024, a exposição fica na parede até ao dia 31 de março.