Newsletter:
Lupa - Luis Pavão lda.
Lupa.com.pt
Novas ações de formação na LUPA em 2020

As novas formações a realizar no ano de 2020 são agora apresentadas. Pode descarregar o PDF com a descrição destas ações datas e preços.

1. Preservação de coleções de fotografia - 15 e 16 de Outubro;

2. Introdução aos processos fotográficos - 28 de setembro a 2 de Outubro;

3. Conservação e restauro de fotografia - 19 a 23 de Outubro;

4. Digitalização de fotografia, documentos e livros - 4, 5 e 6 de Novembro;

Ler mais...

Covid-19
Caros colaboradores, clientes e amigos.

Dada a grave situação que vivemos, provocada pelo surto de COVID-19, a LUPA decidiu que não poderia continuar a funcionar, colocando em risco os seus colaboradores, com deslocações diárias para o nosso local de trabalho e contactos envolvendo muitas pessoas. Assim, foi tomada a decisão de encerrar as nossas instalações e recomendar aos nossos colaboradores para permanecerem em casa até a situação evoluir favoravelmente.

Os trabalhos são assim interrompidos, por um período com duração que ainda não podemos prever. Tudo dependerá da evolução da situação. As ações de formação que entretanto foram anunciadas no nosso site, para os meses de Setembro, Outubro e Novembro de 2020, mantém-se inalteradas. Restam ainda algumas vagas, podem inscrever-se por e mail da forma habitual.

Vamos manter-nos atentos, estaremos disponíveis para responder a duvidas ou pedidos por e mail ou wats up. Desejamos sinceramente que se protejam e cumpram as directivas da DGS e autoridades.

16 de Março de 2020

Luis Pavão

LUPA - Luis Pavão Lda.

  Ler mais...

Intervenção sobre provas em carvão deterioradas
Em Junho de 2018 recebemos na LUPA, para restauro, duas fotografias em carvão, dois retratos de um casal do século XIX do vale do Douro. São provas num processo fotográfico chamado impressão a carvão, a imagem é constituídas por gelatina e pigmento.

Ambas as provas apresentam deterioração sob a forma de fissuras, que surgem nas zonas mais escuras, alterando a cor e o brilho e reduzindo a densidade máxima, conferindo um aspecto leitoso à imagem. Estas fotografias foram alvo de uma investigação e de uma intervenção de restauro, que aqui descrevemos. A LUPA continua desta forma a partilhar com a comunidade os progressos realizados no domínio da conservação de fotografia. A par das acções de formação que oferecemos, apresentamos os nossos desenvolvimentos em conservação e restauro, permitindo a outros conservadores o acesso à investigação aqui produzida. Ler mais...

Retoque em provas originais

São frequentes os casos que nos chegam de fotografias a necessitar de intervenção de retoque.

Ler mais...
Provas de autor de Luis Pavão
O fotógrafo Luis Pavão encontra-se de novo a imprimir os seus negativos por processos
fotoquímicos, em papel de brometo de prata na nova câmara escura feita de raiz o ano
passado nas instalações da LUPA. Ler mais...
Folheto LUPA - NOVO
Breve História da LUPA

Lupa - empresa dedicada à fotografia e à conservação e digitalização de coleções de fotografia - iniciou a sua atividade em 1982.

Vocacionada para a fotografia de património, abrange diversas áreas: património construído, edifícios históricos e contemporâneos, para arquitetos, construtores e Estado, que deram origem a publicações, levantamentos e roteiros; fotografia etnográfica, levantamentos no Alentejo, Algarve e Beiras, para Museus e Câmaras Municipais, produzindo exposições, publicações e postais; fotografia especializada para Museus, reprodução de pintura,azulejaria, arte sacra, ourivesaria, com participação nos projetos Europália e Lisboa capital da Cultura.  Ler mais...

Tributo aos Inventores da Fotografia
Relembramos assim aqueles que contribuíram para a criação e o aperfeiçoamento da fotografia analógica, desde 1826 até hoje. Ler mais...
Portefólio
banco img
Facebook
banco img
Formação
banco img
Vídeos
banco img