Newsletter:
Lupa - Luis Pavão lda.
Lupa.com.pt
Retoque em platinotipias do início do séc. XX

O retoque de fotografia é cada vez mais praticado nos dias de hoje. Nunca os modelos tiveram uma pele tão perfeita, os dentes tão brancos e regulares, e as formas tão adelgaçadas. Não é preciso ser um perito para melhorar a aparência de um retrato no photoshop.

Porém este procedimento é bem anterior ao digital. Durante um século e meio os fotógrafos retocaram os retratos que entregavam aos seus clientes, melhorando a sua aparência, retirando sinais e borbulhas na pele, acrescentado cabelo ou convertendo cabelos brancos, reduzindo narizes aduncos e adelgaçando cinturas. Aperfeiçoamentos muito necessários para alguns, que por si justificavam uma deslocação ao estúdio do fotógrafo, e que hoje olhando com atenção podemos vê-los. 

 

A LUPA tem estado a intervencionar um pequeno conjunto de provas originais em platinotipia, datadas dos primeiros anos do século XX, que se encontravam muito danificadas por insetos xilófagos. O retoque manual é executado sobre a prova original, com pincel ou lápis, onde toda a destreza manual é importante. Provas roídas por insetos com lacunas na imagem, mesmo muito danificadas, podem ser recuperadas. Este retoque, executado com tinta-da-china ou aguarela ou a lápis de cor, reduz o impacto da deterioração dando melhor aparência à fotografia, sem falsear a realidade e idade da prova. Apresentamos duas versões antes e depois do retoque.

 Retoque de platinotipias

Se não consegue ver o PDF, descarregue aqui o Acrobat Reader

< voltar
Facebook
banco img
Formação
banco img
Vídeos
banco img