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Humidade Relativa

A humidade relativa para além de ser a causadora das maiores deteriorações nas coleções de fotografia é o fator mais importante na deterioração das fotografias a preto e branco.

Valores de HR superiores a 50% provocam: 

a) amarelecimento da prata, 
b) formação de espelho de prata, 
c) amarelecimento e fragilização do papel, 
d) amolecimento e colagem da gelatina às embalagens, 
e) acidificação das películas de acetato de celulose. 
f) valores superiores a 60% provocam o crescimento de fungos. 

Valores de HR inferiores a 20% provocam: 
a) a contração e o desprendimento da gelatina, 
b) encurvamento de provas.

As flutuações de HR são igualmente prejudiciais e provocam: 
a) tensões nos materiais laminados, 
b) desprendimento das emulsões do suporte, 
c) formação de rachas e fendas na superfície.


Para controlar a humidade relativa, a sala de arquivo deve dispor de dois tipos de aparelhos:

1. Um aparelho de medida, que nos permite saber com exatidão os valores e as suas variações ao longo do dia ou da semana (termohigrógrafos, higrómetros de cabelo, eletrónicos ou digitais, psicrómetros). Na sala de arquivo deve haver um aparelho de registo da humidade e temperatura, a funcionar permanentemente. Na sua falta podemos realizar leituras diárias deste parâmetro. 

2. Um aparelho de desumidificação, que pode ser desumidificador por refrigeração ou o desumidificador químico. O desumidificador químico é o mais eficiente; remove a humidade por absorção química (sílica gel) e fá-lo com eficácia mesmo a baixas temperaturas; é capaz de atingir os níveis de humidade adequados no inverno ou funcionar bem numa câmara fria. O desumidificador por refrigeração não é tão eficiente, embora constitua um contributo significativo para a melhoria das condições ambientais na sala de arquivo, por um preço moderado.

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