Lupa - Luis Pavão lda.
Lupa.com.pt
Conteúdos > Preservação > Controle ambiental

Temperatura

A temperatura do arquivo é outro fator a controlar, já que o calor acelera todas as reações químicas. Temperaturas elevadas afetam sobretudo as imagens a cor e os suportes plásticos instáveis (películas de nitrato e acetato de celulose). 

Para fotografias a preto e branco em geral o valor de 18 °C é dado como adequado, podendo ser inferior. Para manter esta temperatura bastará um aparelho de climatização vulgar, que deve funcionar ininterruptamente, controlado por um termóstato que mantém a temperatura desejada. As dimensões e potência a instalar devem ser calculadas cuidadosamente, em função das dimensões da sala, do isolamento existente, da existência ou não de janelas na sala e do valor de temperatura desejado.

O controlo destes dois fatores, humidade relativa e temperatura, deve ser feito em simultâneo. Controlar apenas um deles (por exemplo baixar a temperatura) arrasta necessariamente à degradação do outro (subida da HR). Assim, o projeto de instalação e a afinação dos aparelhos deve ser realizado em conjunto. Se a sala dispor de aparelhos independentes para o controlo da humidade relativa e da temperatura, eles devem manter-se em funcionamento permanente. Caso um deles seja desligado, por qualquer avaria, deveremos desligar também o outro para não alterar o equilíbrio ambiental.

O investimento na climatização da sala de arquivo é o mais rentável que podemos fazer para preservar a coleção. A climatização das salas de arquivo é sempre necessária e deve ser mantida em funcionamento noite e dia e durante os feriados e fins-de-semana.

< voltar