Lupa - Luis Pavão lda.
Lupa.com.pt
Conteúdos > Preservação > Deterioração

Barita

A camada de barita, é constituída por gelatina e sulfato de bário, é um substrato que reveste o papel de base das fotografias e que permite aos fabricantes de papel fotográfico apresentarem um superfície mais lisa, mais branca e menos sujeita às imperfeições e rugosidades do papel. Substância muito estável e duradoura, esta camada pode deteriorar por ação prolongada a água e de bolores que possam surgir.

Camada de barita deteriorada

 

Processos fotográficos em que ocorre – Todas as provas monocromáticas ou a cor, com substrato de barita.

 

Descrição do seu aspeto visual – Decomposição da cama de barita, deixando à vista o papel de suporte, com libertação de pó branco e perda parcial da imagem.

 

Descrição do mecanismo da deterioração – Resulta da deterioração da gelatina, constituinte da camada de barita, que contém o sulfato de bário

 

Causas do seu aparecimento – Exposição prolongada à humidade ou contacto direto com água por períodos longos.

 

Ações para prevenir o seu aparecimento – Evitar a água sobre as fotografias; manter a humidade relativa da sala de arquivo abaixo dos 50% (ou melhor abaixo dos 40%); a camada de barita é bastante estável, desde que mantida em ambiente seco (HR < 50%).

 

Formas de restauro – A barita pode ser refeita, em zonas de pequena dimensão, por aplicação local, a pincel, de uma mistura de gelatina e sulfato de bário, podendo a imagem ser retocada posteriormente. Este trabalho deve ser realizado por especialistas.

 

Camada de barita roída ou perdida

 

Processos fotográficos em que ocorre – Todas as provas monocromáticas ou a cor, com camada de barita.

 

Descrição do seu aspeto visual – Faltas parciais da camada de barita, deixando à vista o papel de suporte, por ação de insetos.

 

Descrição do mecanismo da deterioração – Os insetos procuram materiais orgânicos, como a gelatina da emulsão ou da camada de barrita. São muito frequentes as marcas, como canais sobre a imagem, cantos roídos, deixando a superfície do papel à vista, que se diferencia da barita por ser mais amarelo e fibroso.

 

Causas do seu aparecimento – Resulta da ocorrência de insetos na sala de depósito, geralmente provocada por falta de higiene, acumulação de pó e sujidades nas salas de arquivo e ainda por humidade relativa elevada e temperatura elevada, propícias à ocorrência de insetos.

 

Ações para prevenir o seu aparecimento – Manutenção regular da sala de arquivo, limpeza regular e vigilância das condições de limpeza e desumidificação do depósito.

Formas de restauro – A barita pode ser refeita, em zonas de pequena dimensão, por aplicação local a pincel, de uma mistura de gelatina e sulfato de bário, podendo a imagem ser retocada posteriormente. Este trabalho deve ser realizado por especialistas.

< voltar